Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IIFar-Campus Santiago visita o 9º Batalhão Logístico
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IIFar-Campus Santiago visita o 9º Batalhão Logístico

  • Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2019, 09h46
  • Última atualização em Quinta, 09 de Mai de 2019, 10h24
  • Acessos: 480

IIFar-Campus Santiago visita o 9º Batalhão Logístico com a intenção de certificar os cozinheiros

          No dia 28 de fevereiro, uma equipe do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus Santiago, esteve no 9º Batalhão Logístico para estabelecer um primeiro contato e futuramente apresentar uma Carta de Intenções para certificação de militares na área profissional de cozinheiro.  A ação é resultado de uma parceria entre Instituto Federal Farroupilha e o Comando Militar do Sul para execução de atividades de ensino, pesquisa, extensão ou cooperação técnica entre as instituições.

            A iniciativa:

            Em maio do ano passado, uma Carta de Intenções marcou o interesse das duas instituições em promover uma cooperação na área da educação, visando, principalmente, a certificação e o reconhecimento de saberes adquiridos por jovens durante o serviço militar. A proposta inicial  foi consequência do projeto de pesquisa do Major Sandro Gindri Minussi, aluno do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tendo orientação do professor do IFFar-SVS, Renato Xavier Coutinho.

            Durante o tempo que permanece em serviço militar, o jovem aprende uma série de ofícios e competências que não se perdem mesmo quando opta por não seguir carreira. O objetivo principal da parceria é, portanto, oferecer o reconhecimento oficial dessas habilidades, como forma de contribuir para geração de trabalho e renda de egressos do Exército.

            Na primeira fase da formação, grande parte do conteúdo será ministrado por Instrutores do Exército Brasileiro, como parte do sistema de instruções específicas - no caso, a área de cozinha - que é concedido aos militares. A grade curricular será complementada com conhecimentos oferecidos por docentes do Campus, principalmente do Eixo de Produção Alimentícia e do Eixo de Gestão e Negócios.

            A metodologia envolverá tanto a ida dos militares ao campus para participar de aulas, como a visitação in loco de docentes ao 9º B Log para trabalhar assuntos como: noções de estruturas, fluxo e equipamentos de cozinha.

          Durante a visita, o Comandante do 9º B Log,  Tenente Coronel Rogério Martins Moura ressaltou que “o curso almejado é apenas um embrião, um teste, para que se possa ampliar esse convênio e consiga, em outras áreas, fazer a certificação de nível federal", dessa parceria.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página