Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto "Portas Abertas" 2019
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto "Portas Abertas" 2019

  • Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 16h41
  • Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2019, 16h41
  • Acessos: 674

Santiago (RS) - A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, por meio do 9º Batalhão Logístico, com a finalidade de preservar e fortalecer a imagem da Força perante a sociedade brasileira, bem como em relação à comunidade regional, conduz atividades de relações públicas, de divulgação institucional em todos os níveis, difundindo o trabalho, a importância, os princípios, os valores e os atributos militares que embasam e norteiam o Exército Brasileiro através de programas como o Projeto "Portas Abertas". O Projeto "Portas Abertas" tem os seguintes objetivos:

a) Promover a visitação ao quartel por públicos-alvo de interesse da Força, particularmente em datas referentes ao Aniversário da Organização Militar, Dia do Exército, Dia do Soldado, Dia da Arma/Quadro/Serviço, Semana da Pátria, Dia da Criança, etc.

b) Estimular o interesse de alunos dos ensinos fundamental e médio pela carreira nas Forças Armadas.

c) Influenciar o pensamento dos públicos-alvo, fazendo-os conhecer as atividades desenvolvidas pelo Exército, pelos Comandos Militares, pelas Grandes Unidades enquadrantes e pela própria Organização Militar.

Para alcançar e consolidar os objetivos supracitados, o 9º Batalhão Logístico recebeu mais de 12 (doze) visitas de escolas da rede pública, particular e entidades filantrópicas do município e região. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o aquartelamento, atividades do Batalhão e do Núcleo de Preparação Oficiais da Reserva. Os visitantes percorreram as instalações, participaram de palestras e de oficinas práticas sobre a logística, o suprimento e o apoio prestado pelo Batalhão tanto nas operações militares quanto em campanhas nacionais, regionais e para a Defesa Civil. Também foram apresentadas, as formas de ingresso no Exército Brasileiro, momento em que os estudantes manifestaram interesse na profissão militar. Nesta semana que antecede o Dia da Criança, várias escolas estão visitando o Batalhão “Cidade de Santiago”, sendo que compareceram 420 crianças até o momento.

Mas teve o jovem Gustavo Gaita – natural da Cidade de São Francisco de Assis/RS, aluno da Educação Especial do Colégio Salgado Filho – que realizou o sonho de conhecer uma Organização Militar do Exército Brasileiro. Gustavo contou que seu lazer preferido, sendo confirmado pelas professoras que o acompanharam, é assistir diariamente no “youtube” os vídeos institucionais do Exército Brasileiro. O jovem - que é portador da Síndrome de Down - passou a manhã do dia 08 de outubro, conhecendo as instalações do 9º Batalhão Logístico, a rotina da OM, as atividades desenvolvidas e finalizando a visita com almoço e recebimento de lembranças do Batalhão “Cidade de Santiago”. Mais uma vez o Exército, “abre as portas” e estende a “mão amiga”, a todos os cidadãos de bem!

registrado em:
Fim do conteúdo da página